12/10/12

Odivelas - Assembleia Municipal 1ª Intervenção

Na Assembleia Municipal de Odivelas, onde, por ventura para desviar atenções, mais se fala de política nacional, do que da política local. Assim vi-me forçado a desdobrar a minha intervenção em duas partes:

Parte 1.
Tive que lembrar telegraficamente o estado em que o PS deixou o País há pouco mais de um ano, como:
1 - Deficit de 11%, 7 às claras, mais 4 escondidos;
2 - A quantidade de PPP e a forma como foram feitas;
3 - As taxas de juros que estavam a ser aplicadas a Portugal;
4 - O facto de terem, por via dessa gestão, ido, com uma mão à frente e aflitos, pedir dinheiro para os salários, para as pensões, para a saúde, etc.;
5 - O facto de ter sido o PS a negociar, ponto por ponto, o memorando.

Lembrei que mesmo perante as enormes dificuldades foi possível no espaço de pouco mais que um ano:
1 - Que mesmo não tendo sido atingido os objectivos do deficit (4,5%), o que não considero positivo,  mesmo assim foi possível baixá-lo significativamente, aproximadamente para metade;
2 - Que já foi possível inverter a Balança Comercial, sendo que hoje passados 70 anos, é positiva. Sendo certo que devido à redução do consumo se deveu parte da redução das importações, também é certo que o aumento das exportações, superior a 11%, teve um papel determinante.
3 - Que o País tem hoje uma credibilidade que estava partida e isso já se fez reflectir nas taxas de juro que já desceram cerca de 75%.

O que perguntei foi: como é que se pode ser a favor da redução do deficit, uma vez que quando se aumentam impostos são contra, mas quando se corta alguma despesa cai o Carmo e a Trindade.

Parte 2
Questionei também, porque isso no meu entender é que a minha função neste órgão, sobre assuntos relacionadas com o Concelho:

Qtª do Espírito Santo
1 – Como é que se sentem os Deputados Municipais quando são anunciadas pela Sr.ª Presidente, na Comunicação Social, mediadas dadas como certas, tal como as relacionadas com IMI e Derrama, antes de serem aprovadas na Assembleia Municipal. Neste seguimento, perguntei  também qual o respeito que tem a Dr.ª Susana Amador sobre este Órgão.

2 – Solicitei ainda que me informassem em que estado está o processo de insolvência do Odivelas F. C., uma vez que a Câmara deu o processo como terminado, cedeu os terrenos ao Sporting C. P., mas segundo várias informações, no passado mês de Agosto, o Administrador Judicial enviou cartas aos credores no sentido de renegociar a divida.

3 – Aproveitei ainda para questionar pelas respostas aos requerimentos que foram feitos há já alguns meses, assim como por cópia do acordo feito com uma entidade privada, para a recuperação da Quinta de Espírito Santo, propriedade comprada há bastante tempo pela C.M., por 1.000.000,00 e que agora se encontra em elevado estado de degradação.

Sem comentários: