29/06/12

Odivelas: Nota de Imprensa CDS/PP.

Nota de Imprensa
(Assembleia Municipal -28/6/2012)

No seguimento da Assembleia Municipal de ontem, na qual foi discutida a situação financeira da C.M. Odivelas, onde a descida de receitas é uma evidencia, o Deputado Municipal do CDS/PP e recém-eleito presidente da Comissão Política no Concelho teve uma intervenção que visou dois aspectos.

Xara Brasil
1º) Pagamentos a fornecedores – Neste ponto Xara Brasil reconheceu um esforço da Câmara para reduzir a dívida a fornecedores, o que nesta altura é sempre de louvar, contudo chamou a atenção para o facto de haver ainda montantes muito significativos por liquidar, de facturas com mais de 3 meses, de 6 meses, 1 ano e mais, situação que como é evidente provoca a estas empresas os maiores embaraços. Sobre esta questão afirmou “não podemos estar só a lamentar o facto dos funcionários públicos não terem subsídios e ver a Câmara com esta atitude originar, não só que muitas empresas também não os liquidem, como tenha inclusivamente dificuldade em pagar os salários”;

2º) Quebra da receita proveniente da Derrama – A quebra na receita proveniente da Derrama é enorme e assustador, aproximadamente 120.000,00 euros (61%). Isso poderá ser grave pela verba em questão, mas mais preocupante é o que poderá estar para vir. É que a confirmar-se uma quebra desta dimensão, isso poderá significar um perigo muito maior, ou seja, uma grande diminuição de postos de trabalho em Odivelas e o encerramento a curto e a médio prazo de muitas empresas.
Xara Brasil lembrou que desde de 2009 o CDS/PP tem vindo a alertar, em sede de Assembleia Municipal, para esta questão e para a necessidade de haver políticas correctas na área económica e terminou dizendo “a Câmara tem ignorado os nossos avisos, as nossas propostas e sugestões têm sido chumbadas, mas nós continuamos disponíveis para, por Odivelas, colaborar”.

Sem comentários: